sexta-feira, 27 de março de 2015

O Segredo da Pimenta!? - Uma Super Dose de Caito Maia

De volta a terra firme, com os pés no chão e o corpo ainda marejado, eu não posso deixar de dizer  que o que mais me impressionou durante todos esses dias a bordo, foi o comandante do Navio Chilli Beans: Caito Maia. 
Aos apaixonados por moda, asseguro que poucos do nosso território tem tamanha coragem e carisma. Caito ficou rico apostando num mercado que nem sequer existia, óculos para a classe média. Hoje comandante tb da maior empresa de óculos escuros da América Latina, leva a pimenta para mais de 600 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, EUA, Colômbia, Kuwait, Peru, Dhabi e México.
E reuniu no navio Chilli Beans essa galera toda numa convenção que começou as nove da manhã e finalizou as 19:30 da noite. E se vc pensa que as pessoas estavam exaustas com o discurso Chilli Beans, se engana. Ao terminar a Super Dose (nome dado a convenção da marca) era possível ouvir: Mais um! Mais um! Como fazem os fã de rock star.
E se Caito Maia não emplacou como rockeiro, arrisco dizer que foi talvez por faltar mais uma dose de insistência. Pq parece estar escrito em sua testa: SUCESSO! Imagino que Caito teria sucesso fazendo qualquer coisa na vida. Vendendo óculos, relógios, tocando, discursando, pq o cara é envolvido de uma energia única, não vende objetos, vende juventude.



Sim! Este acima é o empresário do qual me refiro. Um super Star. Subiu ao palco da convenção, cercado de muita música, arte (sim... Uma pitada de Circo de Solei coloria suas falas), figurinos a la escalhafobéticos (como toda estrela pode). Do tipo corajoso de pessoa que sabe que chamar atenção é tb mais um recurso de persuasão. Na platéia?! Eufóricos franquiados, vendedores da Chillibeans, gerentes, supervisores, jornalistas e eu. Que babava na performance do rapaz.



Meu primeiro contato com o empresário, foi na coletiva de imprensa no primeiro dia de Fashion Cruise. E desde ali, meus olhos focaram curiosos no perfil desse moço no maior estilo: "O que será que ele tem?!". Uma dose de loucura e uma super dose de carisma. Pessoa que olha nos olhos das outras pra responder as perguntas, sabe?! O comandante do império dos óculos, olha diretamente nos olhos das pessoas. E se os olhos é a janela da alma como disse certa vez o poeta ele vai a fundo. E como isso faz total diferença! Na coletiva, abriram paras perguntas e os jornalistas embriagados com o discurso carismático do Comandante, se calaram. Confesso que até euzinha aqui dei uma titubeada.



Olha ele ali na Coletiva ao lado de Carla Wolf uma mulher incrível. Falo sobre ela num outro post, combinado?! 

Mas, curiosa arrisquei uma pergunta: "Caito, tenho percebido que a Chilli Beans tem investido pesado no interior do país. E até agora poucas marcas de moda fizeram isso, se concentrando sempre no eixo das Capitais do Sudeste. Isso tem dado retorno?"- Com um sorriso largo no rosto, o olhar fulminante costumeiro, ele respondeu: " Eu acho um erro estratégico de algumas marcas não investirem no interior. Só para vcs terem uma idéia, esse ano a Chilli Beans vai abrir 90 novas lojas e 70 serão do interior do país. Quando vc foca no interior do país, seu retorno é muito maior, as pessoas são mais fiéis a marca. Então vc consegue construir uma história com esse consumidor. Por exemplo no Acre a gente tem 7 lojas, e elas faturam por mês mais de 800.000 reais. A minha frase sobre isso é: Num país com 200 Milhões de habitantes, você não pode focar em 20 milhões. Vc tem que aproveitar. E sim, é uma estratégia da marca."
Eu que apesar de já ter morado nas capitais por anos, me senti acolhida. Que bom que finalmente alguém pensa em levar moda pro interior do país. Afinal, nós tb merecemos, sim?! A minha pergunta, parece ainda não ter quebrado o gelo dos jornalistas, que a meu ver... Estavam ali, "embriagados" com o jeito exuberante do Caito "empresário" discursar. E naquele silêncio... A menina do interior aqui, tentou mais uma vez arriscar um papo (que cá entre nós eu gostaria de ter feito por horas com o "comandante").
Mandei:" E tem alguma diferença deste consumidor do interior?! Por exemplo, a Chilli Beans, lança 10 novos modelos por semana, vcs adequam esses modelos de acordo com o gosto cultural da cidade? Por exemplo existem estados mais conservadores, outros nem tanto... Vcs adequam os produtos ou todas as lojas recebem a mesma mercadoria? "
Caito: "Tem diferença sim, de um consumidor de uma região para outra. Por exemplo, em MG a Chilli Beans é muito forte. Ainda eu tenho uma avenida no interior de seu estado pra crescer por lá. E respondendo a sua pergunta, sim. Adequamos os modelos de acordo com a cultura da cidade. Existem cidades mais conservadoras no interior e outras até mais "salientes" do que a capital de São Paulo por exemplo. Sim, nossa estratégia é mandar peças de acordo com o perfil cultural da região. Agora, a pouco tempo, a gente teve que cortar uma campanha que fizemos em Dubai, pq estava aparecendo um ombro. Aí eu tive que cortar o ombro e colocar somente o sorriso. Eu não me meto, o cara mandou eu faço. Imagina, brigar com Shake eu não... Mas, esse é um desafio mesmo. Agora para expandir mundialmente então, tem que ter todo respeito a culturas diferentes.
O silêncio continuava e assim deitei e rolei e mandei mais uma pergunta: " E como é que vc consegue fazer o paralelo do popular sem perder o glamour de um produto de moda?"
Caito: "Odeio ficar falando em inglês mas tem uma palavra que chama Affordable Luxury, que é um produto com uma qualidade absurda, com desing absurdo, com um preço justo. Fazendo deste jeito, vc consegue atuar em grandes mercados. Nomes como H&M, Zara fazem isso. E é nisso que eu acredito. O óculos que eu mais vendo hoje é um produto banhado a ouro de Herchcovitch que custa R$ 300,00. Eu já vendi quase 35.000 peças do estoque em 6 meses. Enfim, é nisso que acredito.
Os jornalistas se aqueceram... Mas como eu tb me aqueci... rs... Brinquei com mais uma: "O que vc acha da expressão 'Pimenta nos olhos dos outros é refresco'? (depois de muitos risos... Ele respondeu: "Eu gosto! Eu acho divertido!".
 E assim a coletiva de imprensa aconteceu... Várias perguntas vieram pós isso. Perguntaram ao Caito sobre qual o segredo da conquista de tanta Paixão pela Chilli Beans nos consumidores e principalmente das pessoas que trabalham na marca. E ele respondeu:" Infelizmente eu não consigo precisar o pq disso tudo. Eu tenho trocentas fotos de pessoas que tatuam a Chilli Beans em seus corpos. Eu não entendo bem o pq disso, mas... (E sorriu. Caito tb tem uma tatuagem da Chillibeans) é realmente um sentimento muito louco pela marca.
E pra provar que ele não está errado, olha aí o que encontrei durante a convenção:


Consegue ver a tatoo e pimenta ali?! Na verdade vi várias pessoas apimentadas... 


E eu? Sai dali ainda mais curiosa sobre o que tem por trás deste simpático Senhor?! rs...



Fui caçar um lugar para jantar, e como a coletiva se estendeu os restaurantes estavam fechados. E o jeito foi ir no "bandejão" do navio. Um restaurante que funciona o dia todo, que os hospedes chamava de bandejão, pq ele é um buffet aberto, em que vc vai passando com sua bandeja e se servindo. E qual não foi minha surpresa... Na fila, dei de cara com o Caito se servindo. E o mais impressionante?! Conversou comigo sobre a coletiva.
Não sei vcs... Mas, eu já reparei que as pessoas, perante as câmeras são umas, quando as luzes do rec se apagam... Parecem que a memória falha. Com o Caito, na na ni na não. Estava ali, simples, olhando nos olhos da mesma forma, brincando com a comida do bandejão. Rs... Claro que isso não durou muito, pq em minutos ele foi cercado por um monte de admiradores. Mas, que novo... O Comandante mantinha uma simplicidade que intrigava.
Durante todo o cruzeiro, era possível esbarrar com ele pelas áreas sociais. Sempre muito receptivo. E com um sorrisão no rosto. Entre os vendedores... O buchicho era: "Vc viu o Caito?", "olha ali nosso chefe", "Gente, o Caito ali!". "vou mandar a conta pro Caito". Ele parecia andar sobre vozes e cochichos. Sim, como um astro de rock. E precisa de música?! Não, né?! Mas, isso tb não faltou ao seu redor.
Falando da Super Dose, (a convenção da Chilli Beans) aconteceu assim:
As nove da manhã milhares de pessoas lotavam o teatro do Navio Favolosa. E se vc pensa que estavam exaustos e com sono... Na na ni na Não. Ao som empolgante e alto de um set perfeito as pessoas batucavam, dançavam e batiam boias da Chilli Beans sob as outras causando som de aplausos. Olha só:



É ou não é uma recepção para um astro do Rock?! E assim, surgiu Caito do elevador central do Palco. Batucando um tambor. O povo foi a loucura.







E das 9:00 hrs da Manhã as 19:30, Caito, premiou suas equipes, contou a história da marca, fez dinâmicas, recheou seu público com muita música (Djs, Show da Preta Gil, Luiza Possi) muita arte (teve várias intervenções do Cicro de Solei e até stand up do Sérgio Malandro) -a propósito vc já viu alguma empresa fazer isso?!
E claro apresentou a nova coleção da ChilliBeans. (Prometo fazer um post sobre ela, pq realmente a Chilli Beans parece ter se superado, a coleção está dos Deuses de linda!) Fez tudo isso com várias trocas de figurino. Destaco dois deles. Repare:



E não é enfim um figurino de 'astro'?



Esse Blazer todo Cravejado de Cristal Swarovski para apresentar a nova Coleção da Chilli Beans que virá repleta deles. 

E aí?! Qual o segredo da Pimenta?! O que faz a Chilli Beans ser a maior empresa de óculos da America Latina?! Que empresário é este, seu terno e gravata parece de estrelas da música?! Ousadia?! uma dose de Loucura?! Simpatia?! Juventude?! Arte?! Várias palavras vem a mente quando se chega perto de Caito Maia. Irreverente, polêmico, exuberante. Quem é esse pequeno Grande Homem?!
O mais genial, é que ali... Sob o "bandejão do navio"... E nenhum holofote ou cristal brilhante, vi um homem simples, preocupado com a alimentação, com uma voz calma e uma tranquilidade no olhar. Que nem sob tantos olhares, se abateu. Eu, Minha Senhora, posso te precisar qual o segredo da marca Chilli Beans: Caito Maia.
Num país carente, onde precisamos criar "heróis", celebridades, nomes... Dou de cara com uma pessoa culta, que disfarça sua individualidade vivendo dias de "Astro de Rock". Mal, sabe ele, quem nem de Rock precisa. Carrega estrela no peito.
Entre os amantes da Chilli Beans pude ouvir várias vezes, o que será que o Caito vai aprontar no próximo encontro?! E essa expectativa do que esta por vir é a mesma que movimenta seus negócios. Faz arder de novidades toda as semanas. Um corre corre de viciados em Pimenta para os Display´s Apimentados que no maior estilo Self Service se servem de muita moda nacional. 




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