quarta-feira, 18 de setembro de 2019

OFICINAS DE CINEMA, INSERÇÃO E MUITO INTERCÂMBIO CULTURAL FAZ O OFFCINE 19 BRILHAR EM VARGINHA


MAZ- Recebe o Projeto Offcine 19 com alunos da rede de ensino Varginha, Associação Janet Finati, e Vida Viva para as oficinas cinematográficas do Offcine.

Durante todo o segundo semestre de 2019, os interessados na sétima arte participam de debates, aulões, palestras, oficinas, sobre interpretação cinematográfica, roteiro cinematográfico, produção, produção de arte, fotografia de cinema. Esses alunos ainda terão, aulas de direção, edição e montagem e farão ao final do curso, um Curta Metragem, onde colocarão em prática tudo o que aprenderam durante todos os encontros do OFFCINE 19.
Algumas oficinas, como de Interpretação, Produção  já rolaram. E outras tantas estão por vir. A novidade desta edição é o maior intercâmbio entre profissionais de fora da Cidade. Que são voluntários, e participam dos famosos aulões, compartilhando seus experiências com os alunos. Na semana passada, o diretor e produtor cinematográfico, Marcelo Cesar Silva, esteve na cidade para um encontro sobre as etapas de produção de um filme. As aulas estão superando as expectativas. As vagas são limitadas, mas a realizadora está fazendo de tudo para comportar os interessados que não querem abrir mão das oficinas anunciadas.
AULÃO DE PRODUÇÃO COM MARCELO CESAR SILVA

"Fiquei impressionado com tudo que o Offcine tem feito. A sala estava lotada, eu não tenho visto no Brasil projeto tão forte. Aliás o formato idealizado pela Marina Azze, a formação a AIC a Academia Independente de Cinema, a valorização do cinema independente, o sistema de votação da Mostra, a quantidade de filmes que serão exibidos, de prêmios distribuídos, e tantas aulas, faz com que a gente que é da capital sonhe em mudar pro interior para fazer cinema. Varginha tem respirado cinema." Diz Marcelo Cezar após seu aulão cinematográfico.

Na próxima sexta, o Ator e Diretor Zé Pedro Baroni, ainda falando de produção, ministrará a Oficina de Produção- Direção de Arte. Zé Pedro esteve no Offcine 18, e retorna no 19 para garantir o mesmo sucesso. E a expectativa é grande!
“Os projetos sociais culturais são de suma importância para nossa sociedade, pois viabilizam e garantem o desenvolvimento sócio-educacional dos envolvidos. Para mim, fazer parte do Off Cine é engrandecedor como artista e também como difusor de arte e cultura. As trocas que ganhamos ao apreciar diferentes obras cinematográficas, de várias regiões do país, nos propicia aumentar nossa visão de mundo e a expandir nosso conceito de arte. A possibilidade de dividir minha experiência como Produtor e Diretor de Arte através de Oficinas é muito relevante para a formação e criatividade dos alunos. Ano passado ele produziram um filme lindo, o Juras, fico imaginando o que estará por vir este ano. Estou ansioso." ressalta o ator.


A Empreendedora Cultural Marina Azze ressalta que o Offcine tem sido uma experiência intensa e abrangente em que o aluno aprende os conceitos de cinema de baixo custo. Trazendo a oportunidade de novos cineastas surgirem em nossa cidade. "O OFFCINE foi maravilhoso ano passo, este ano conseguiu ser ainda melhor! Diretores, Atores e Produtores de fora, tem vindo voluntariamente trocarem suas experiências e informações com nossos alunos. As vagas são limitadíssimas mas meu coração não aguenta, e sempre dou aquele jeitinho de incluir mais um louco por cinema na sala. Mudamos a realidade cinematográfica da nossa região, que sorte a minha ser porta voz disso tudo.  

O Offcine tem acontecido, na MAZ- a Associação Artística Marina Azze, que cresce a todo vapor. Na próxima segunda, o Projeto offcine, receberá o ator, roteirista e diretor Euler Santi, de São Paulo, que fará um aulão sobre O Ator e O Mercado. "Em tempos em que grandes festivais ameaçam a ruir é bom ver o cinema independente se fortalecendo. Ir ao interior de MG, falar de atuação, de cinema e ver a casa lotada, é fantástico. Sou de Poços de Caldas, trabalho muito em SP, descobrir o que o interior tem sido janela para produções do Brasil todo é sensacional." diz Euler. 


"As aulas estão lotadas nos enchendo de orgulho. E ainda vem muita coisa antes de começarem a  produzir seus filmes. Não é demais ver esses alunos com tamanha oportunidade de aprendizado? Ver que vão fazer tudo até o roteiro?" Afirma Marina Azze.


Para o mês que vem, podemos esperar a oficina do premiado diretor Lucas Marques, que vem do RJ para trcar suas experiências como Diretor e Roteirista com os alunos do Offcine. Lucas é figura conhecida do Offcine, ano passado também foi voluntario do Projeto. Os alunos ficam encantados com as aulas dele. "Estar entre os meninos mais uma vez é uma honra. Offcine ja faz parte da minha agenda anual, o projeto é sensacional, tem mudado a cara do cinema do interior. Esse ano, uma aluna do ano passado concorre com um filme feito por ela, pra mim, uma alegria infinda. De aluna a concorrente. Que prazer fazer parte de tudo isso" Diz Lucas Marques. 

Nenhum comentário: