quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

CINEMA: ARTISTAS DE VARGINHA REPLICAM FESTIVAIS BRASIL A FORA



Marina Azze- Diretora da MAZ - Realizadora do Inhapim Cine Festival

Marina Azze está em contagem regressiva. Prestes a abrir a 1ª edição do Inhapim Cine Festival no Leste de MG. Ela é daquelas mulheres que não desistem fácil. Responsável pelo Maior Festival de Cinema Independente do país, o Offcine que acontece em Varginha, Sul de MG, Marina agora realiza festivais em outros polos do país. "Pra fortalecermos o cinema independente precisamos que os filmes sejam vistos em todas as regiões. Esse ano resolvemos através da MAZ, não só concentrarmos essa visibilidade no Sul de MG como estamos programando de ampliarmos o número de festivais em regiões diferentes. Garante Marina Azze, atriz e realizadora do evento.

E não serão poucas as atrações desta edição, a Maz fechou uma parceria com a prefeitura de Inhapim e juntos unirão o Inhapim Cine Festival a Semana Literária da cidade. Aumentando o intercâmbio e as intervenções culturais. Será uma semana de ocupações artísticas por toda a cidade de Inhapim. Com poesias, cinema, música, culinária, dança, teatro, artesanato, debates, encontros.Estamos realizando um movimento artístico gigantesco numa cidade pequena, mas com potencial que fará ela romper o limite territorial. Vamos levar cineastas do país todo pra cidade encantada de Inhapim. Conhecer suas histórias e recebê com a simplicidade e carinho mineiro. Temos a certeza de que esse intercâmbio será a maior riqueza do festival. Relata Marina.
Marina está trazendo ao Inhapim Cine Festival a experiência com o Offcine e toda a sua equipe. Vamos repetir o formato inédito do Offcine, no quesito de votação. Onde todos os realizadores se tornam o juri do evento. A votação é aberta e feita online e será revelada no dia da premiação. Também manteremos o número expressivo de troféus, distribuiremos 50, em todas as categorias do cinema, possibilitando a exibição de curtas, medias, longas e docs. Decidi manter o que temos de mais especial no Offcine, que são as pessoas que fazem com que ele dê certo. Então estou levando de Varginha, minha produtora Vitória Raciane. Parceira e peça importantíssima na organização destes eventos. Vitória fica responsável pelos envios das fichas de votação para os diretores e me ajuda na comunicação com os mesmos para que possamos recebê-los com toda atenção durante o festival. 
Vitória Raciane- produtora da MAZ e do Inhapim Cine Festival

Estou desde a primeira edição do Offcine com a Marina. Conquistamos experiências. Erramos e acertamos juntas. Conseguimos nos entender só de olhar. Quando a Marina chegou com a ideia do Inhapim Cine Festival, estávamos na organização do Offcine 19, exaustos. E a primeira reação foi de alegria. A segunda de pânico. Rs... É muito trabalho. Mas como resistir a trabalhar mais pelo cinema com uma euipe tão competente e afinada? E assim, Inhapim Cine Festival virou nossa realidade. Relata a atriz e produtora Vitória Raciane. 
Lucas Miguel- produção Inhapim Cine Festival

De malas prontas também está Lucas Miguel, que foi um aluno do projeto Offcine que se destacou tanto que Marina trouxe para participar com a gente da equipe. O Lucas é o responsável pela parte técnica da exibição dos filmes. "É uma responsabilidade gigante, ficar a frente da exibição dos filmes. Porque cada diretor coloca  audio num formato, a cor e iluminação. Então eu não posso distrair um minuto durante a exibição para garantir que ela saia com a mesma qualidade para todos. É uma tensão deliciosa que ainda me permite assistir a todos os filmes e observar seus detalhes únicos. Isso me faz aprender mais sobre cinema, além de me deixar extremamente feliz em poder estar junto, lutando pra que o cinema independente seja visto como deve ser. O Offcine mudou a minha vida. E agora poderei ajudar o Inhapim a mudar a vida de mais pessoas." Conta Lucas Miguel.
Marcelly Ribas- Assessoria de Imprensa- MAZ/ Inhapim Cine Festival


 Marina também conta com a Assessoria de Imprensa de Marcelly Ribas, que no Inhapim Cine Festival além da assessoria fará a apresentação da premiação. "Ajudei no Offcine na parte de Imprensa. E foi maravilhoso. Pude ter contato de pertinho com diretores de todas as partes do país, conheci a fundo seus trabalhos e suas histórias e experiências cinematográficas. E depois saí replicando seus talentos na imprensa. Um prazer único." Diz Marcelly Ribas.
Marcelly é de uma simpatia e beleza única, além de pesquisar a fundo cada realizador participante. Formulando sempre a melhor divulgação do festival. Confirma Marina. 

A primeira edição do Inhapim Cine Festival já recebeu até agora mais de 300 inscrições de filmes de todo país. E atenção, quem quiser participar ainda dá tempo. As inscrições vão até dia 29/02/2020. Para participar é só solicitar a ficha e o regulamento pelo email inhapimcinefestival@gmail.com

"Acho que esse número expressivo tem a ver com estarmos produzindo cada vez mais cinema no Brasil. O Offcine nos colocou nos holofotes do Cinema Independente. Os diretores já conhecem nosso trabalho e confiam muito no formato. Estamos muito felizes de podermos ampliar isso e replicar por outros cantos do país. Nós não temos nenhum incentivo financeiro de governo ou empresa privada. Mas não nos falta coragem e trabalhamos duro para que possamos realizar e garantir que o cinema independente continue brilhando, totalmente independente como ele mesmo sabe ser. O festival não cobra a inscrição dos filmes, não cobrará ingresso em suas exibições. Tudo está sendo realizado por parcerias feitas entre a MAZ, a prefeitura de Inhapim e a sociedade que vê tamanha importância de um evento como este. Estamos investindo pesado, para que futuramente o Inhapim se torne evento primordial do Leste de MG. E já avisamos, Varginha e Inhapim não serão as únicas cidades a receber os festivais de nossa organização. Já estamos programando outros polos." Promete Marina Azze. 

O evento acontecerá de 13 a 19 de abril junto com Feira Literária de Inhapim. Representando a Maz lá em Inhapim, tem o produtor André Coutinho que comemora o andamento do Festival. 

André Coutinho- Produtor


"Estamos movimento a região. Abrindo espaço pra que produtores culturais daqui possam participar e exibir suas obras pra realizadores do país todo. Oportunidade ainda não vista por aqui." Descreve André.

Nenhum comentário: