quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

O QUE FOI O OFFCINE 19: O MAIOR FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE DO BRASIL NO ANO DE 2019!



Premiação no Theatro Capitólio


Falar do Offcine 19 é relatar um caso de sucesso. Quem diria que fazer um festival de cinema independente no interior do país, alcançaria o país todo? O festival cresceu, as oficinas cresceram, o filme feito pelos alunos alcançou maior qualidade, os debates encheram e podemos ter uma semana cultural, mesclando cinema, com teatro, apresentações musicais, moda, dança, exposições.

Theatro Capitolio lotado pra a exibição do Filme Enclasurados

O offcine 19 foi além do esperado. Não só cumpriu seu papel como ampliou sua potencialidade. Dos 45 prêmios distribuídos na primeira edição, passaram pra 62 troféus na segunda.



 Dos 62 artistas premiados, apenas 4 não estiveram presentes, ou mandaram seus familiares e representantes no dia da premiação. Movimentando o turismo, o comercio, a rede hoteleira da cidade, e principalmente o intercambio cultural. O filme Enclausurados, feito pelos alunos das oficinas pode ser apresentado para gente muito importante do nosso país. Diretores, produtores, atores, atrizes, de toda parte do Brasil. Além dos artistas premiados, vieram publico de diversos lugares para acompanhar o festival. Grupos de pessoal do ES, região toda do sul de MG, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, até do Norte e Nordeste marcaram presença no evento. Uma oportunidade única do publico ter uma semana de arte, com todos os turnos (manhã, tarde, noite e madrugada) tendo exibições e ainda depois encontros com realizadores e debates nos intervalos.




Debates entre as exibições abrilhantaram o evento


Um projeto realizado por uma equipe muito reduzida, e com poucos recursos financeiros que ultrapassou grandes festivais, se tornando o MAIOR FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE DO PAIS no ano de 2019.

Marina Azze e o Cineasta Lucas Marques- palestrante e offcineiro voluntario do Offcine

Vitória Raciane- Produtora e Atriz

Marina Azze e Vitória Raciane
Marina Azze, alunos e Zé Pedro Baroni- Offcineiro do Offcine

Marcelo Cezar- Diretor e Produtor ministrando uma palestra para o Offcine

O OFFCINE teve uma cobertura midiática ótima, com chamadas em todos os blogs, com inserções na tv e entrevistas nas rádios.








As oficinas, os debates e as palestras lotaram:





O Offcine exibiu mais de 60 filmes, entre docs, curtas, medias e longa metragens. A Votação aconteceu pelos próprios realizadores do festival, online e de forma aberta. E foram entregues a todos após a premiação. Possibilitando uma forma inovadora de juri, garantindo idoneidade e qualidade no juri. Nenhum outro festival no país tem esse sistema de votação. O Offcine é um projeto da realizadora Marina Azze, com o apoio da lei municipal de incentivo a cultura de varginha, em parceria com a Unimed e a Interaduaneira com parceria de empresas locais e da Secretaria de Turismo de Varginha. O que esperar para 2020?! Será que teremos mais edições do OFFCINE?!

Nenhum comentário: