quarta-feira, 3 de junho de 2020

INHAPIM CINE FESTIVAL ANUNCIA PREMIAÇÃO ONLINE




Inhapim estava em contagem regressiva. Com coração em festa pra receber artistas, diretores e produtores do Brasil todo. A 1ª edição do Inhapim Cine Festival ia acontecer de 13 a 19 de abril. E traria a cidade a exibição de mais de 70 filmes entre curtas, médias, longas metragens, documentários e claro uma categoria específica de Regional para fomentar o cinema do Leste do Estado. "Estivemos muito felizes com a oportunidade de receber um grandioso festival de cinema independente de Inhapim. Seria um intercâmbio valioso: apresentar à comunidade cinematográfica uma cidade hospitaleira, atrativa, acolhedora e oferecer à nossa população um evento cultural sem precedentes em nossa cidade. Mas, é hora de termos cuidado, preservando a vida e a saúde de todos. Todos os colaboradores, participantes e premiados contam com nossa gratidão e admiração. Tenho certeza que quando essa situação passar estaremos juntos, em parceria, realizando o festival que sonhamos."desabafa Márcio Elias dos Santos prefeito de Inhapim.
 O Inhapim Cine Festival é uma parceria da Prefeitura de Inhapim com a MAZ, associação responsável pelo Maior Festival de Cinema Independente do país, o Offcine, que acontece em Varginha, Sul de MG. Marina Azze diretora da MAZ, diz que assim como todos foi pega de surpresa com relação ao Corona Virus. "A gente jamais imaginou que seria tão rápido. Estava tudo organizado pra acontecer em abril, os horários de exibição estavam com as salas todas lotadas por conta da parceria que fizemos com a Secretaria de Educação do Município, tínhamos programado uma linda festa em parceria com a Secretaria de Cultura, faríamos um belíssimo intercâmbio cultural entre cineastas e artistas locais, e apresentaríamos Inhapim e suas belezas naturais através da Secretaria de Turismo para os diretores de fora, na esperança que novas produções começassem a acontecer na região. Mas, quando vimos os casos de Corona vírus se espalharem tão rapidamente pelo país, recuamos. Jamais colocaríamos pessoas em risco. Resolvemos adiar. O que acontece, é que o Corona não para de se alastrar no país. E sabemos que não será seguro eventos este ano, por conta do mesmo. Então resolvemos nos reunir com a prefeitura de Inhapim e decidimos juntos, uma forma mais segura de mantermos o compromisso com os realizadores sem colocarmos a população em risco. Assim, resolvemos manter a premiação. Visto que o Inhapim Cine Festival tem um sistema de juri diferenciado. Onde todo diretor que inscreve seu filme, fica responsável para votar nos demais. E os votos, serão entregues a todos, acontecendo de forma transparente. No dia da premiação. Os votos foram entregues em abril, como estava combinado. Não achamos justo, prolongarmos mais. Então em respeito a todos os diretores que inscreveram seus filmes, e a toda equipe que trabalhou pesado pra que o festival acontecesse, faremos uma premiação online. No dia 27 de junho. As 20:00. E claro, com segurança, nossa intenção é exibir os filmes selecionados em Inhapim. Mas como não podemos assegurar uma data, por conta da pandemia, faremos a premiação em Junho e programaremos as exibições assim que a segurança retornar". Garante Marina Azze, comunicadora do evento.
"A possibilidade de mostrarmos a receptividade do nosso povo, as belezas naturais, a culinária regional mineira para cineastas do país inteiro, nos encanta. Quem sabe, esses cineastas não voltam pra cá afim de produzir seus filmes, movimentar o turismo e a economia de nossa cidade, além de levar para o mundo, através de festivais as particularidades da cidade do Amanhecer?! É realmente uma oportunidade maravilhosa. E isso não saiu de nossos planos. Acontece que quando firmamos um compromisso, temos responsabilidade sobre ele. E jamais poderemos colocar nossa população em risco. Não é hora de fazermos aglomerações. Queremos poder abraçar esses artistas tão competentes em nossa cidade e sabemos que pra que isso aconteça, deverá ser no momento certo. Como já estávamos com tudo organizado antes da pandemia, resolvemos manter a premiação. Em respeito a todos que trabalharam no evento. E deixamos claro, que obviamente não é a melhor opção pro Festival, mas a mais segura para todos." Ressalta o Supervisor da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo Adilson Lima Mendes.
"Temos a certeza de que esse intercâmbio cultural seria a maior riqueza do festival, mas também sabemos que todos ficarão agradecidos por garantirmos a segurança dos mesmos. Por mantermos nosso compromisso e lealdade com os diretores, fazendo a premiação neste novo formato, não lesando a cultura. Mas, por garantirmos com responsabilidade a segurança de todos adiando as exibições dos mesmos. Não faria sentido mante-las agora." Diz Teresinha de Fátima Martins Diretora de Cultura de Inhapim.
A MAZ  reforça:"Vamos repetir o formato inédito no quesito de votação. Onde todos os realizadores se tornam o juri do evento. A votação é aberta e feita online e será revelada no dia da premiação. Também participam da votação aberta a AIC (Academia Independente de Cinema) garantindo qualidade e idoneidade nas votações. Tudo isso informado no regulamento do evento. Vamos manter o número expressivo de troféus, distribuiremos 55, em todas as categorias do cinema. O que é um super convite aos realizadores que participem da premiação online. Poucos festivais no país estreiam com esse número de troféus. Nossa equipe está trabalhando pesado para que o Inhapim Cine Festival se torne um evento anual do calendário municipal da cidade. Desta vez, faremos a distancia, mas a luta continuará pra que possamos nos unir no próximo ano." Relata Vitória Raciane produtora da MAZ.
"O festival não cobrou a inscrição dos filmes. Não cobraria pro público assistir as exibições. É um evento democrático de cultura envolvendo o país todo. Um convite para Inhapim conhecer a sétima arte e integrarmos nossos artistas com os nacionais. A possibilidade de tornar Inhapim um polo cinematográfico nos encanta." diz André Coutinho representante da MAZ em Inhapim.
O Inhapim Cine Festival não tem nenhum vínculo com partido político. É um evento independente, onde todos os envolvidos na organização trabalharam gratuitamente. Sem nenhum apoio financeiro ou Lei de Incentivo à Cultura. Tudo está sendo realizado por parcerias feitas entre a MAZ, a prefeitura de Inhapim e a sociedade que vê tamanha importância de um evento como este. Quais serão os premiados?! Somente no dia 27 de junho saberemos. Aguenta coração!

Nenhum comentário: