terça-feira, 11 de agosto de 2020

LEGÍTIMA DEFESA É INDICADO A PRÊMIOS EM NOVA YORK

 

cinema:  FILME  COM DIRETOR NEGRO,  QUE DISCUTE O ARMAMENTO É INDICADO A PRÊMIOS EM FESTIVAL EM NOVA YORK EM MEIO A CENÁRIO POLÍTICO CONTRA O RACISMO

Sairam os selecionados para o THE FLIGHT DECK FILM FESTIVAL que acontece em Nova York nos EUA. Entre cineastas do mundo todo, lá estava o   nome do Brasileiro  VIC KINGS



            O Festival Internacional de Cinema de Nova York,nos EUA, seleciona LEGÍTIMA DEFESA e ainda indica aos prêmios de MELHOR ROTEIRO para Vic Kings e de MELHOR ATRIZ pra Marina AZZE.

LEGÍTIMA DEFESA é um filme que conta a história de uma família branca, de classe média alta, católica, que vive um suspense quando se surpreendem com alguém invadindo a sua casa. A família tem uma arma. É hora do pai defender seu lar apontando a arma para o imprevisto?!



O diretor e roteirista da história que seca a boca de quem assiste comenta sobre as indicações: "Ter meu filme selecionado para o festival internacional "The Flight Deck Film Festival" de Nova York, neste cenário político, representa para mim uma prova de que o cinema independente respira apesar de todo o sufocamento através de repressões. Sendo cineasta negro e latino, realizar um filme que narra a história de uma família caucasiana de classe média-alta e reacionária pode parecer uma escolha abrupta, mas representar a face do "cidadão de bem" como forma de denúncia e alerta através da ficção cinematográfica é uma arma político-social fortíssima. Ao retratar uma crônica fílmica sobre o pró-armamentismo e a política paranóica de governos extremistas, buscamos como equipe colocar dedos em feridas abertas, principalmente diante da hipocrisia que exclui o negro, o pobre e o periférico de sua pretensa civilidade, colocando a si, seus próximos e sua propriedade acima de qualquer vida, produzindo assim tragédias irreparáveis a partir de noções deturpadas de moralidade reacionária. 'Legítima Defesa' chegar aos EUA, país com um dos maiores índices de violência e acidentes causados por armas domésticas, neste momento e cenário político de levante popular em apoio às vidas negras que são perdidas através da violência legalizada e racista de instituições públicas representa demais a força que a arte tem como motor de mudanças. Ainda mais pelo filme ter sido honrado com as indicações aos prêmios de MELHOR ATRIZ pela atuação visceral de Marina Azze, e também de MELHOR ROTEIRO mostrando ainda mais o apreço do júri do festival pela narrativa que exploramos no filme. Enquanto nos EUA, o Black Lives Matter sai das hashtags e notas de repúdio para tomar ruas e espalhar esse movimento político pelo mundo, aqui no Brasil batemos a marca de 100 mil mortes pela pandemia, somada a episódios quase diários de racismo e violência polícia contra a população socialmente marginalizada. Portanto, apesar de todos os esforços para sufocar a nossa arte, o fato de nosso cinema alcançar ares internacionais para promover a reflexão e o debate, mostra que muito mais forte que gritando muito mais alto que a opressão há a liberdade, muito mais furioso que a seletividade moral há o senso e a sede de justiça social, e por isso, apesar de estarmos com todas as armas apontadas para nós, nossos punhos continuam cerrados, apontando para o alto, orgulhosos e firmes, para mostrar ao mundo que estamos sim presentes!"



A atriz Marina Azze, é mineira, traz no currículo 47 prêmios e não esconde a importância deste momento: "Quando o Vic me apareceu com esse roteiro, eu fiquei impactada. Nada me impediria de produzi-lo. A força do roteiro, as decisões que a personagem Marta toma em meio aos imprevistos, traz uma dramaticidade única. A discussão sobre o armamento, num momento tão complicado no mundo é única. Temos um diretor negro, que coloca uma família branca, com toda sua proteção econômica, para dialogar com o mundo. É tão importante a discussão. As reflexões que o filme traz... A gente vê muitos festivais de Cinema Negro no país, que acabam deixando de fora Legítima Defesa porque ele traz no elenco uma família branca. Sem se ligarem na importância que isso significa no diálogo sobre o assunto. A luta contra o racismo, pauta em jornais de todo mundo, precisa virar discussões constantes. O que o Vic traz é maravilhoso. Um esfrega na nossa cara. De que a família "padrão" da sociedade de classe média alta, também tem arma apontada para sua cabeça! Precisamos usar a cabeça pra pensar!!! É hora de combatermos o armamento, a violência. E protegermos a todos, independente de classe, religião ou cor. Trabalhar com o Vic é uma honra. Ele é extremamente calmo no set, e traz suas questões e lutas em pequenos diálogos feitos entre as ações entre os personagens. Estar indicada, em Nova York com um filme dele, já é prêmio pra mim."

O filme lançado a poucos meses, está fazendo uma carreira linda nos festivais, passeou por MG, RJ, SC... Praga na República Tcheca, na Eslováquia, na Índia, na Inglaterra e chega agora aos EUA. 

O resultado da premiação será revelado ainda este mês. Vamos aguardar e torcer.  

Nenhum comentário: