terça-feira, 25 de agosto de 2020

PRÊMIO INTERNACIONAL: "O QUE PASSOU ESTÁ AINDA POR VIR" VENCE EM FESTIVAL DE CINEMA EM MOSCOU

 

Que varginha virou polo do cinema nacional, não é mais novidade. Mas parece que tem se firmado cada vez mais no Cinema Internacional também. O filme "O que passou está ainda por vir" de Lucas Marques acabou de vencer dois prêmios no EIMIFF- Eurasia International Monthy Film Festival em Moscou na Rússia. MELHOR FILME E MELHOR FOTOGRAFIA. Como venceu na categoria MELHOR FILME, será exibido em Moscou em Janeiro de 2021.


O diretor Lucas Marques não esconde a felicidade de vencer como Melhor Filme e principalmente como Melhor Fotografia: "Quem me conhece sabe que dou importância extrema a fotografia. Pra mim, a arte que mais se parece com o cinema é a pintura. E é assim que me sinto, pintando a telona branca enquanto enquadro história, personagem e ambiente. Vejo poesia nessa combinação" relata o diretor.



Quem assina a produção do filme é Marcelo Cesar e Marina Azze. Que chega agora ao seu 48 prêmio em festivais de cinema espalhados pelo mundo. Marina Azze produz e atua no filme e não esconde a alegria: "Desde muito ouvíamos nos festivais que os filmes de Lucas Marques tinha uma "cara" de cinema internacional. O Lucas, é realmente muito especial, não sei se por suas influências no cinema europeu, mas são filmes realmente diferenciados. Poéticos. Ele brinca com a imagem de um jeito único. E imprimi um preto e branco ímpar. Trabalho com ele desde de o início e vê-lo ser tão amado e reconhecido mundo a fora é delicioso. Ele é FERA! Sensível, faz sempre filmes onde as personagens compõe uma poesia com as locações. A fotografia dele é uma característica marcante de suas obras. É muito difícil encontrar um diretor que põe a mão na massa em tudo como ele, e consegue tamanho resultado. Ele escreve, dirige, fotografa e monta o filme todo. Daí traz uma cara de Lucas Marques nos filmes. Quem convive com ele a tempos, consegue perceber nas falas das personagens, ou mesmo características sua personalidade. Uma honra estarmos juntos a tanto tempo."


A atriz Vitória Raciane se emocionou com os prêmios: "Que linda notícia! O set de 'O QUE PASSOU ESTÁ AINDA POR VIR' foi diferenciado, parecia que sabíamos durante as gravações que o filme teria uma carreira de sucesso. Estávamos imersos em um sítio no interior de MG, na pequena ALAGOA, e tudo parecia fluir de um jeito mágico. A cidade conhecida por queijos artesanais, agora será conhecida internacionalmente pelo seu cinema. Não é lindo?!


Marcelo Cesar que assina pela primeira vez uma produção ao lado de Marina Azze e Lucas Marques comemora a parceria. Conheci os dois em Festivais e fiquei encantado. Queria trabalhar com eles. Confesso que a realidade de fazermos juntos, tem sido mais magnífica do que eu pudesse pensar. É um cinema feito por várias mãos. Todo mundo contribui muito não só nas suas funções como nas demais. O que nos traz uma responsabilidade e uma alegria quando as conquistas nos chegam. É um filme de todos nós.


Zé Pedro Baroni além de atuar no filme assina a Direção de Arte, que é um primor. Foi indicado como MELHOR DIREÇÂO DE ARTE no FIC RIO, tb. "É deliciosa a notícia, que teremos nossa arte espalhada pelo mundo. Trabalho com o Lucas Marques desde seu primeiro filme. E ele consegue surpreender sempre. Uma honra pra nós atores trabalhar com ele. Confesso que estou ansioso pra pandemia nos deixar chegar lá em Moscou em Janeiro para podermos vermos juntos nosso filme em uma telona na Rússia. "

Nenhum comentário: