quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

CINEMA, OFICINAS GRATUITAS, JURI INUSITADO E CATEGORIA INTERNACIONAL FAZEM DO INHAPIM CINE FESTIVAL O MAIOR FESTIVAL DE CINEMA DO ESTADO DE MG

 


INHAPIM CINE FESTIVAL é a prova que um evento de destaque no cenário internacional não precisa ser na capital. Os interessados na sétima arte participarão de oficinas gratuitas online com profissionais premiadíssimos, enquanto o juri formado pelos próprios diretores dos filmes selecionados e vencedores de edições anteriores votam abertamente nas categorias de curta, média, longa, documentário, animação e leste mineiro.  

Esse ano a organização do evento, garantirá 110 prêmios aos participantes. Títulos digitais, respeitando a segurança e saúde de todos nesses tempos pandêmicos. A expectativa dos organizadores era que houvessem 400 filmes inscritos. A surpresa foi que nesta edição, tiveram 721 filmes inscritos. Marca importante para um Evento online. "Inhapim Cine Festival tem nos surpreendido desde a abertura das inscrições. O volume de filmes inscritos quase dobrou a nossa expectativa. E recebemos filmes tão incríveis que aumentamos as categorias. 96 filmes participarão da competição. Diretores do mundo todo, votando entre si. Uma magia que só o cinema pode explicar! Programamos de ter 10.000 acessos na plataforma stream do festival no final do festival, e em uma semana jpa ultrapassamos essa marca! E ainda nem começamos as exibições e as oficinas" descreve orgulhosa a realizadora do evento Marina Azze. 




Quem quiser participar das oficinas, atenção, elas serão gratuitas. Mas, as vagas serão limitadas. E estão abertas até dia 28/02/2021. Portanto os interessados devem se inscrever na plataforma do festival, www.inhapimcinefestival.com, na aba formação. A lista dos alunos selecionados, será divulgada na plataforma dia 01/03/2021. A turma selecionada terá oportunidade de participar das seguintes oficinas:

OFICINA 1: SER ARTISTA ANTES DE ATUAR- 

MINISTRANTE: MARINA AZZE

ATRIZ, DIRETORA, PRODUTORA E DOCUMENTARISTA.  GRADUOU-SE EM ARTES CÊNICAS PELA UNIVERCIDADE-RJ. TEM NO CURRÍCULO MAIS DE 500 PEÇAS PUBLICITÁRIAS, 38 PEÇAS TEATRAIS, E 72 PRÊMIOS EM FESTIVAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE TEATRO E CINEMA. SEU PRIMEIRO TRABALHO NA TV FOI NO ANO DE 2000, QUANDO PARTICIPOU COMO GAROTA DO ZODÍACO DO PLANETA XUXA NA REDE GLOBO. COMO ATRIZ, FEZ PEQUENAS PARTICIPAÇÕES NO ELENCO DE DUAS NOVELAS FLORIBELLA E MALHAÇÃO, E ALGUNS PROGRAMAS COMO OS NORMAIS, A GRANDE FAMÍLIA, PLANETA XUXA, TURMA DO DIDI, DA COR DO PECADO. COMANDOU 14 PROJETOS SOCIAIS DE CULTURA, POSSUI UM ESPAÇO, ONDE PROFISSIONALIZA ATORES E MODELOS DO SUL DE MG E OS EXPORTA PARA OS GRANDES CENTROS, HÁ 17 ANOS. FOI APRESENTADORA DE 6 PROGRAMAS INDEPENDENTES NA TELINHA. NO CINEMA, A ATRIZ JÁ FEZ 22 FILMES. É SÓCIO-FUNDADORA DA RETICÊNCIAS FILMES, DIRETORA/PRESIDENTE DA MAZ E REALIZA OS DOIS MAIORES FESTIVAIS DE CINEMA INDEPENDENTE DO ESTADO DE MG, O OFFCINE E INHAPIM CINE FESTIVAL. 

A OFICINA ABORDARÁ A IMPORTANCIA DE SER ARTISTA ANTES DE SE AVENTURAR EM QUALQUER RAMO ARTISTICO, PRINCIPALMENTE O DA ATUAÇÃO. O QUE É ARTE? É SUBJETIVA? A FORÇA DA ARTE NO INTERIOR. A NECESSIDADE DA BAGAGEM CULTURAL E DA INDEPENDENCIA ARTÍSTICA. 

OFICINA 2: A CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO-

 MINISTRANTE: VIC KINGS

DIRETOR, ROTEIRISTA, FOTÓGRAFO E PRODUTOR. BACHAREL EM "COMUNICAÇÃO SOCIAL: CINEMA" PELA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI/SP.

VIC KINGS FEZ CERCA DE 10 CURTAS-METRAGENS DURANTE E APÓS A FACULDADE, SENDO ROTEIRISTA DE 8 DESTES PROJETOS. DENTRE ELES, VALE DESTACAR OS FILMES "DISSONANTE" DE 2016 (SELECIONADO EM MAIS DE 40 FESTIVAIS NO BRASIL E NO MUNDO, GANHADOR DE CERCA DE 10 PRÊMIOS, INDICADO 6 VEZES PARA O PRÊMIO DE "MELHOR ROTEIRO") E "LEGÍTIMA DEFESA" DE 2020 (SELECIONADO EM MAIS DE 20 FESTIVAIS NO BRASIL E NO MUNDO, E GANHADOR DE 4 PRÊMIOS, INCLUINDO DE "MELHOR ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM" NO INHAPIM CINE FESTIVAL 2020).

ATUALMENTE TRABALHA COMO FESTIVAL MANAGER DO "BIMIFF - BRAZIL INTERNATIONAL MONTHLY INDEPENDENT FILM FESTIVAL". 

NESTA OFICINA SERÃO ABORDADOS OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS TÉCNICOS DE STORYTELLING, TENDO COMO BASE O MÉTODO DE STORY CIRCLE (CÍRCULO NARRATIVO) COM 8 ETAPAS, DESENVOLVIDO PELO ESCRITOR E ROTEIRISTA DAN HARMON.

OFICINA 3: PRODUÇÃO- A BASE DO FILME-

MINISTRANTE- MARCELO CESAR SILVA

DIRETOR, ROTEIRISTA, DOCUMENTARISTA E PRODUTOR CINEMATOGRÁFICO, MARCELO TEM 58 ANOS. VINTE DEDICADOS AO CINEMA. BACHAREL EM AUDIOVISUAL E CINEMA PELA PUC MINAS. COM 30 FILMES NO CURRÍCULO.  

MARCELO CESAR CONQUISTOU 7 PRÊMIOS EM FESTIVAIS DE CINEMA INTERNACIONAIS. É PRODUTOR DOS SEGUINTES FESTIVAIS: OFFCINE/MG, INHAPIM/MG E DO BIMIFF/RJ. E SÓCIO FUNDADOR DA 4HANDS PRODUÇÕES. 

A OFICINA ABORDARÁ O CONCEITO DE PRODUÇÃO ATÉ O PERFIL NECESSÁRIO PARA SE JOGAR NESTE OFÍCIO QUE ABRANGE DO RECEBIMENTO DO ROTEIRO A DISTRIBUIÇÃO DO FILME. 

OFICINA 4: DIREÇÃO- LIDERAR É COMPARTILHAR- 

MINISTRANTE: IVANN WILLIG

DIRETOR, ROTEIRISTA, CARACTERIZADOR,  BACHAREL EM CINEMA (UNESA) & BACHAREL EM ARTES CÊNICAS (UNI-RIO). 

TRABALHOU COMO ASSISTENTE DE MAQUIAGEM EM LONGAS COMO “CIDADE DOS HOMENS”, “TROPA DE ELITE 1 & 2”, “ROMANCE”, ENTRE OUTROS. 

AUTOR DO LIVRO AUTOBIOGRÁFICO “GRADES DO PRECONCEITO”. 

TRABALHOU POR 2 ANOS COMO CRÍTICO DE CINEMA EM 2 SITES DE PORTUGAL (WWW.CLOCK51.COM & WWW.TECHENET.COM) E UM DOS ESTADOS UNNIDOS, EM LOS ANGELES (WWW.BDCI.TV).

TRABALHOU COMO CURADOR NO FESTIVAL DE CARPINA (PE) E FBCI (FESTIVAL BRASIL DE CINEMA INTERNACIONAL / RJ) E TAMBÉM COMO JURADO NOS FESTIVAIS CURTA TAQUARY (PE) ; CURTA COREMAS (PB); FESTIVAL DE FAMA (MG) & OFFCINE (MG).

DIRETOR, ROTEIRISTA E PRODUTOR DE 6 CURTAS: “ELAS PREFEREM JILÓ”; “NA HORA DE DIZER SIM...”; “A IDADE DA INOCÊNCIA” ; “ESCOLHAS” ; “ROSAS” & “ENTREOLHARES”.

FOI INDICADO 4 VEZES EM HOLLYWOOD, COMO MELHOR CURTA-METRAGEM, NOS ANOS DE 2014, 2017, 2019 E 2020, NO FESTIVAL LABRFF (LOS ANGELES BRAZILIAN FILM FESTIVAL), TENDO SIDO PREMIADO EM 2019 COM O FILME “ROSAS”.

SEUS FILMES JÁ ALCANÇARAM 140 PRÊMIOS MUNDO AFORA.

IVANN WILLIG É NATURAL DE CACHOEIRA DO SUL (RS), TEM 49 ANOS, TRABALHA HÁ 12 ANOS NA REDE GLOBO, ATUALMENTE COMO CHEFE DE CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA Zorra.

A OFICINA ABORDARÁ O CONCEITO DA DIREÇÃO, TEORIAS E PRÁTICAS AO DIRIGIR. IVANN DIVIDIRÁ SUAS EXPERIÊNCIAS COM OS ALUNOS, A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, DO ENSAIO E DA IMPOVISAÇÃO CÊNICA. CUIDADOS NA PRÉ E NA PÓS PRODUÇÃO DOS FILMES. E COMO LIDERAR A EQUIPE. 

OFICINA 5:  MONTAGEM A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA-

 MINISTRANTE: ELISA ALEVA

DIRETORA, ROTEIRISTA E MONTADORA. É BACHAREL EM RÁDIO TV E INTERNET PELA FACULDADE CÁSPER LÍBERO E PÓS GRADUADA EM COMUNICAÇÃO E MÍDIA. 

NO CINEMA DIRIGIU 4 FILMES, QUE CONQUISTARAM MAIS DE 40 PRÊMIOS EM FESTIVAIS NACIONAIS E NO EXTERIOR.  

ATUALMENTE TRABALHA COMO PRODUTORA AUDIOVISUAL NA FACULDADE UNISANTANA E 

EM PRODUTORAS DE SÃO PAULO (DIREÇÃO, DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA, PÓS PRODUÇÃO)

A OFICINA ABORDARÁ O CONCEITO DA MONTAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTAR A HISTÓRIA CINEMATOGRÁFICA. TEORIAS, EXEMPLOS HISTÓRICO QUE TRANSFORMARAM A NARRATIVA. 

OFICINA 6: QUERO SER ATOR, SER ATRIZ- 

MINISTRANTE: MARINA AZZE

ATRIZ, DIRETORA, PRODUTORA E DOCUMENTARISTA.  GRADUOU-SE EM ARTES CÊNICAS PELA UNIVERCIDADE-RJ. TEM NO CURRÍCULO MAIS DE 500 PEÇAS PUBLICITÁRIAS, 38 PEÇAS TEATRAIS, E 72 PRÊMIOS EM FESTIVAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE TEATRO E CINEMA. SEU PRIMEIRO TRABALHO NA TV FOI NO ANO DE 2000, QUANDO PARTICIPOU COMO GAROTA DO ZODÍACO DO PLANETA XUXA NA REDE GLOBO. COMO ATRIZ, FEZ PEQUENAS PARTICIPAÇÕES NO ELENCO DE DUAS NOVELAS FLORIBELLA E MALHAÇÃO, E ALGUNS PROGRAMAS COMO OS NORMAIS, A GRANDE FAMÍLIA, PLANETA XUXA, TURMA DO DIDI, DA COR DO PECADO.

COMANDOU 14 PROJETOS SOCIAIS DE CULTURA, POSSUI UM ESPAÇO, ONDE PROFISSIONALIZA ATORES E MODELOS DO SUL DE MG E OS EXPORTA PARA OS GRANDES CENTROS, HÁ 17 ANOS. FOI APRESENTADORA DE 6 PROGRAMAS INDEPENDENTES NA TELINHA. 

NO CINEMA, A ATRIZ JÁ FEZ 22 FILMES. É SÓCIO-FUNDADORA DA RETICÊNCIAS FILMES, DIRETORA/PRESIDENTE DA MAZ E REALIZA OS DOIS MAIORES FESTIVAIS DE CINEMA INDEPENDENTE DO ESTADO DE MG, O OFFCINE E INHAPIM CINE FESTIVAL. 


OFICINA DIRECIONADA A ATORES, ATRIZES E PRODUTORES DE ELENCO. COMO CONSTRUIR UMA CARREIRA SÓLIDA NÃO IMPORTA ONDE MORE. O ATOR. A PERSONAGEM. O MERCADO. CUIDADOS COM A FORMAÇÃO. DESMISTIFICAÇÃO DO ÊXADO PARA OS GRANDES CENTROS. 

OFICINA 7: DOCUMENTÁRIO-REALIDADE OU RECORTE DA REALIDADE

MINISTRANTE: MARCELO CESAR SILVA

DIRETOR, ROTEIRISTA, DOCUMENTARISTA E PRODUTOR CINEMATOGRÁFICO, MARCELO TEM 58 ANOS. VINTE DEDICADOS AO CINEMA. BACHAREL EM AUDIOVISUAL E CINEMA PELA PUC MINAS. COM 30 FILMES NO CURRÍCULO.  

MARCELO CESAR CONQUISTOU 7 PRÊMIOS EM FESTIVAIS DE CINEMA INTERNACIONAIS. É PRODUTOR DOS SEGUINTES FESTIVAIS: OFFCINE/MG, INHAPIM/MG E DO BIMIFF/RJ. E SÓCIO FUNDADOR DA 4HANDS PRODUÇÕES. 

A OFICINA É UMA REFLEXÃO SOBRE DOCUMENTÁRIO SER A REALIDADE OU UM RECORTE DE. RECHEADA DE TEORIAS CINEMATOGRÁFICAS. A OFICINA TRAZ EXEMPLOS E ENCORAJA OS ALUNOS A REALIZAR NOVAS PRODUÇÕES DOCUMENTAIS. POR ONDE COMEÇAR, E O QUE É NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DE UM DOC. 

"PARTICIPAR DAS OFICINAS É MARAVILHOSO. NOSSO OBJETIVO É CAPACITAR CADA VEZ MAIS PROFISSIONAIS E ENCONRAJÁ-LOS A PRODUZIR SEUS FILMES. QUANDO O INTERIOR SE CAPACITAR, PIPOCARAM EVENTOS IMPORTANTES DO CINEMA INDEPENDENTE NO PAÍS TODO." RELATA MARCELO CESAR, MINISTRANTE DE OFICINA.



 

IMPERDÍVEL, NÉ? MAS, QUEM NÃO QUISER MESMO PERDER DEVE CORRER. PORQUE JÁ ESTÁ LOTANDO AS INSCRIÇÕES. WWW.INHAPIMCINEFESTIVAL.COM

O PROJETO FOI CONTEMPLADO PELA LEI FEDERAL ALDIR BLANC.

Nenhum comentário: