domingo, 1 de agosto de 2021

SUCESSO NA TERCEIRA EDIÇÃO DO OFFCINE

 



Terminou ontem, dia 31 de julho a terceira edição do OFFCINE- FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE.  Realizado pela Marina Azze através o patrocínio do FUNDO ESTADUAL DE CULTURA DE MG (FEC). Pegos de surpresa pela pandemia a edição foi um sucesso! Com 695 filmes inscritos na mostra competitiva, que contemplaram a participação 67 obras. 87 cineastas formaram o juri técnico  (realizadores concorrentes e mebros da AIC- Academia Independente de cinema) que votaram nos filmes de forma aberta. Mais de 90 prêmios distribuídos nas categorias Longas, médias, curtas, documentários, animação e filmes mineiros.

O festival realizou como contrapartida uma oficina cinematográfica com 8 módulos onde artistas do país todo tiveram aula online com profissionais premiadíssimos do cinema independente.

"O carro chefe do Offcine sempre foram as oficinas. Aliás, o festival só começou a acontecer para que os alunos do projeto tivessem acesso ao cinema independente. Na pimeira edição as vagas lotaram, na segunda edição elas triplicaram e tivemos alunos do sul de minas inteiro. Nesta terceira, por ser online, estávamos muito preocupados em como trazer eles alunos fartos de eventos online para as oficinas. Mas investimos muito na divulgação fechando parceria com outros festivais online. E de repente, programamos 30 vagas e tivemos 251 alunos inscritos do Brasil inteiro. Dobramos nossa capacidade online e atendemos 70 alunos de norte a sul do país, estudando com a gente sobre cinema, diretamente de uma cidade que há pouco nem sala de cinema tinha. Foi emocionante vivenciarmos esse encontro. Tivemos alunos de diversas idades e entre os iniciantes, também selecionamos artistas profissionais para que o aprendizado e troa de experiências fossem ainda mais importantes." Relata Vitória Raciane, produtora responsável pelas oficinas.

Após a premiação, os filmes vencedores foram exibidos na plataforma. E em meio a concorrência pesada das plataformas de stream famosas, o Festival teve a marca de mais de 12.000 acessos.

"De repente o cinema independente rompeu barreiras. Estávamos acostumadas a receber as pessoas durante uma semana nas salas presenciais e nos deparamos com acessos na nossa plataformas em horários diversos, que jamais conseguiríamos atender se fossem presenciais. De repente, o OFFICINE levou o cinema independente para casa das pessoas. Sinto muita falta do contato ao vivo com os realizadores, de encher o sul de MG, lotar os hotéis, poder mostrar o potencial turístico de VGA para cineastas afim de que eles venham filmar por aqui, movimentando o comercio e a economia local, mas a oportunidade do online, num momento onde a arte foi tão devastada por conta da pandemia, nos fez desenvolver novas expertises. Quem sabe no futuro o Offcine se torne Híbrido?! O importante é mantermos a janela pro cinema independente aberta." Descreve emocionada Marina Azze realizadora do Festival.

 Entre os vencedores nomes importantes do cinema como Zezita Matos, Roberto Borenstein, Tuna Dwek, Lucélia Santos, Lucas Marques, Ivann Willig, mostrando que a experiência é de grande relevância  no Cinemaz. Destacamos a revelação estrondosa da Atriz  do Longa Metragem  Advento de Maria, que conquistou a todos pelo trabalho belíssimo de  Maria Eduarda Maia. Offcine foi um festival diverso com grandes artistas marcando a historia do Sul de MG.

 

 

 

Nenhum comentário: