segunda-feira, 25 de outubro de 2021

CINEMAZ FOI UM SUCESSO!

 



Terminou ontem, dia 24 de outubro a primeira edição do CINEMAZ- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE.  Realizado pela MAZ Associação Artística Marina Azze com o patrocínio do Instituto Dona Nenem. Foram distribuídos mais de 115 prêmios nas categorias: Longas, Médias, Curtas, Documentários, Animações, Filmes Internacionais e Filmes Mineiros. Marca que poucos festivais no mundo conquistam. Foram inscritos 1016 filmes, de 84 países participantes. Destes, 80 filmes participaram da competição. 48 artistas na bancada do Juri da AIC- Academia Independente de Cinema votaram de forma aberta nos filmes e nos dias 23 e 24 de outubro, exibiram os filmes vencedores de Melhor Filme e Honra ao Mérito na Plataforma Stream www.cinemaz.com.br

O festival também teve debates online com demais realizadores de Festivais de Cinema Independente e diretores e produtores de filmes independentes, fortalecendo ainda mais o encontro cinematográfico.




"O cinemaz foi surpreendente desde quando abrimos as inscrições. Essa marca de 1016 filmes inscritos na primeira edição do festival nos chamou muita atenção. Claro que isso é um retorno de todo trabalho feito nos demais festivais que realizamos, mas confesso que fazer mais um festival online durante a pandemia, é um desafio gigantesco para nós realizadores. É muito especial podermos realizar tantos festivais de cinema num momento em que a sétima arte pede socorro por conta da pandemia. Desta forma, mantemos viva a circulação das produções, damos espaço para exibições de filmes e premiamos os profissionais dignos de tantas honrarias. Poucos Festivais no mundo, distribuem tantos prêmios, para tantas categorias como o nosso. E ainda termos um  Juri composto por atores, produtores, diretores de fotografia, editores, diretores, figurinistas, maquiadores, diretores de arte vencedores de outras edições, faz com que vencer no Cinemaz seja ainda mais especial. O cineasta será condecorado por profissionais que vem se destacando no mercado cinematográfico. Uma Academia no estilo "Oscar", mas direcionado ao cinema independente. É muito maravilhoso realizar um festival desse porte em MG, estado que tanto fez para manter viva a arte mineira tão devastada pelo COVID 19. O patrocínio da BRZ através do Instituto Dona Neném  assegura que o Cinema Independente Internacional tem uma janela de exibição e a certeza de que o cinema está vivo!" - Relata Marina Azze, presidente da Associação realizadora do festival.

Entre os vencedores nomes importantes do cinema como Zezita Matos, Roberto Borenstein, Tuna Dwek mostrando que a experiência é de grande relevância  no Cinemaz. Destacamos também, o prêmio de Melhor Atriz e Melhor Longa Metragem para Advento de Maria, que conquistou a todos pelo trabalho belíssimo do Diretor Vinícius Machado com a atriz  Maria Eduarda que jovem liderou a votação de melhor atriz categoria longa metragem.

Cinemaz foi um festival diverso com grandes artistas marcando a historia do Sul de MG com cinema do mundo todo.

             Projeto realizado com o Patrocínio do Instituto BRZ- Dona Nenem.   

 



Nenhum comentário: