quarta-feira, 3 de setembro de 2014

BASTIDORES MÉDIA METRAGEM- IMERSO EM TEU REGAÇO



Ei povooooo... Hoje vou abrir um espacinho aqui no blog para dividir com vcs o que está sendo pra mim esse novo trabalho no cinema. Fazer cinema é sempre a melhor parte da minha vida. Como atriz então... Pq o cinema te tá um certo tempo de preparo (se comprado a TV ) e traz aquela coisa gostosa do vídeo, de ser pra sempre. Imortalizar uma história é sempre muito mágico. Fico imaginando eu velhinha, e meus netos assistindo meus filmes... kkkkk. Se é que terei netos, né? hahahahhahaha... Enfim... A verdade que atuar é algo completamente surreal. Vc se permite encarar uma nova vida. Olhar por novos angulos, sentir emoções ainda não sentidas, compreender uma outra pessoa... Ser o outro, assim na pele, é muito enriquecedor e te faz conhecer melhor a si próprio. Quase uma terapia até. O que me fez fazer esse filme?! Primeiro o diretor. A anos atrás vi um trabalho dele, feito com um amigo meu, e a única coisa que me veio a cabeça foi: "Ainda trabalho com esse cara!". Anos depois nos encontramos num bar, e claro já fui logo dizendo que eu queria muito trabalhar com ele. Daí a conversa se estendeu, os objetivos se afinaram e de repente ali estava nós, produzindo e filmando o "Sobre Mariposas e Borboletas" nosso primeiro trabalho juntos. Do filme, rolaram alguns comercias... E durante as gravações ele havia mencionado sobre o roteiro de "Imerso em teu regaço". A idéia era filmar com uma atriz da A Agência. Mas, quanto mais ele falava do filme, mais eu queria fazer. hehehehehehehe... Uma mulher atropelada... Caramba! Se a arte e a vida se confundem, tinha que ser eu! kkkkkkk... Eu já passei por muitos diretores... Tantos trabalhos, né? Mas, o que sinto ao trabalhar com o Lucas é algo inspirador. Parece que ele tem o dom de me modificar na alma. Ele é um diretor novo para ter tamanha maturidade artística. É realmente de impressionar. Ao contrário de muitos, ele transforma o set em momentos de muita entrega. Filma com um respeito incrível pelas particularidades de cada ator. Parece estar sempre "na medida ideal" do que ele espera para a sua história como diretor e na liberdade que oferece aos atores para criar. Um diretor roteirista. Que honra! Seu roteiro é forte. Firme. Mexe com a gente. Vira do avesso. Com ele dirigindo sou capaz de tudo. Sem freios... 



Minha personagem, está em cena muito machucada. Pálida. Com um vestido comprido de mangas longas preto. E cabelo de boneca. Uma mistura bem poética do romântico com o macabro. Do feio com o bonito. É um drama psicológico. Que honra poder estar ali, dando vida a essa história. O local que escolhemos para filmar, já havia sido cenário no "Sobre Mariposas...". Só que no Mariposas a gente havia feito apenas algumas cenas ali. Nesse não, tudo aconteceria naquele local escuro e antigo e nos arredores da fazenda. A fazenda é distante da cidade, cel e internet não chegaram até ali. Ufaaaaaaa... Como foi incrível desconectar do mundo, tirar a minha rotina de maquiagens... Me vestir de preto, "machucar" o rosto, sujar meu corpo e limpar a alma ao sentir tamanha dor dessa personagem. Que eu nem sei muito... Apenas, sinto. 


Nós precisaríamos de um ator sensível. Mas que fosse rijo. Duro. Eu tenho uma escola de formação de atores e a algum tempo apareceu por lá Pablo Rosa. Um ator genial! Monstruoso até. Forte, de uma sensibilidade gigantesca e duro. Duro na queda! Rs... Ele não é flexível, mas sua alma é. Ele é dono de um olhar penetrante, de uma interpretação marcante. Mas... É ainda um menino. Precisaríamos de um Homem ali. Mas, eu queria ele! E a cada nova aula, eu o via crescendo e amadurecendo como artista. Eu queria ele! Rs... O convidei para participar comigo do Tem Gente. E ofereci um personagem cômico. Queria ver se ele se entregaria. Como seriam meus dias convivendo com ele e tudo mais... Foi surpreendente. Ele é simples, tem ânsia em aprender de tudo um pouco, tem garra e uma doçura... Depois do Tem gente dividi com ele momentos de minha vida pessoal, até. Ele virou meu amigo, meu parceiro, meu fiel escudeiro. Mas e em cena?! Será que estava pronto?! Comecei a aprofundar nas aulas de interpretação. Trabalhar a fundo emoções. E de repente, vi ali... O personagem que nós precisávamos pro filme. Um homem sensível, maduro, solitário. Firme. Quando o Lucas mandou o roteiro, mencionei sobre a vontade que eu tinha de levar o Pablo pro cinema. E o Lucas adorou a figura do Pablo. Falei sobre a personalidade, sobre as dificuldades e facilidades que encontraríamos ao trabalhar com ele. E o Lucas não teve dúvidas: quero ele. 
O Pablo estava passando por alguns probleminhas de saúde... E resolvemos aguardar um pouquinho. Pq queríamos que fosse ele. E como foi acerta nossa escolha! O Pablo é ator. No sentido exato da palavra! A última preocupação que ele tem é com a estética. Tá afim de se jogar na história. Se tiver que deixar o cabelo crescer? Deixou. E se tiver que ficar barbudo?! Ficou. E se... Se nada! Tudo ele resolve de uma forma limpa. Como é bom trabalhar com ator assim!!! Concentrado, entregue e sequinho. Não borra a cena, sabe? Uma delícia tê-lo no set. E fotografa maravilhosamente bem. Ele era o que precisávamos. 


Uma história de amor, dura, silenciosa, dolorosa. Uma mulher sem história... Um filme sem palavras... Muita emoção. Uma criança, que encontramos a perfeita pro papel! Deus foi bom com a gente! Rs... Parece que foi feito para... De uma  família que eu orgulho conhecer. 



Bom, durante as filmagens, o pessoal da A Agência apareceu por lá. Que delícia! Poder levar meus alunos num set de filmagem, poder dividir com eles a rotina de cinema. Poder mostrar como verdadeiramente funciona. E mais do que isso, apresentar a eles o trabalho do Lucas. Que a cada dia que passa, me dá mais orgulho de ser a atriz dele. Rs...  Esse filme é dramático, forte. As cenas acontecem de forma escura. Dolorida. Que desafio abrir mão da beleza, me despir completamente em cena, reviver um atropelamento, ser "abusada" sexualmente (sabendo que isso aconteceria) mesmo sabendo que não seria... Meu Deus! Não consigo ainda definir o que senti nessa primeira parte das filmagens... Mas, o respeito que tive dos meus colegas no set. Isso certamente foi o que de mais lindo vivi ali. 



 A delicadeza de como o Lucas rege os atores em cena. E meus queridos atores da A Agência, que levaram luz e alegria para um momento tão escuro e triste que ainda que como atores, precisamos enfrentar pelos personagens... 
E que maravilhoso ter meu Zé Pedro, meu querido Charles de Sobre Mariposas e Borboletas, mais uma vez ao meu lado. Não mais Charles, mas ali, presente.


 De ver meu Gui... Que tb participou de Sobre Mariposas, ali... Nos visitando e nos presenteando com este ator mirim delicioso! Kenedy.  




Tenho a sensação de que estaremos sempre juntos... Filme a filme... Assim como essa vida louca... Ora amigos, ora trabalhadores, ora profissionais, ora atores... Vamos mudando as histórias, os cenários, os personagens, mas nossa alma parece ligada pra sempre!
Bom é isso. Fiz um vlog durante as gravações. Para assistir só clicar no play. 




Beijos...
Marina Azze

Nenhum comentário: