segunda-feira, 5 de março de 2018

SOBRE O FILME: AGORA SE VIRA, MEU BEM



Tanto carinho poder parar o blog para falar com vcs um pouco dessas personagens que marcaram a minha vida. [AGORA SE VIRA, MEU BEM] é um filme que me toca profundamente. Primeiro pq foi a primeira experiência da Elisa Aleva como diretora. Pra quem não conhece a Elisa, ela se formou atriz na minha escola de Interpretação. Mas logo seguiu para SP onde fez outros tantos cursos e Universidade de Audiovisual. Eu tenho profunda admiração por ela, pela forma que se entrega a arte. Então quando ela veio dizendo que gostaria de fazer um filme com textos que ela vem colecionando desde pequena da sua mãe, minha resposta foi imediata: SIM!!!!! O roteiro é especialmente bonito e desafio alguém a assistir sem sair mexido dele. A montagem da Elisa é de uma sensibilidade fora do comum. Fizemos pq queríamos simplesmente ter essa experiência. E que surpresa a nossa! Esse filme nos trouxe vários prêmios. E Meu Deus!!!! O prêmio que eu mais desejo conquistar na vida: Um LAUREL como MELHOR ATRIZ em um Festival de Cinema. E não é que ele veio? Sim, foi uma surpresa imensa! Fomos participar de um Festival na Grande SP e saímos de lá, premiadíssimas. O sonho, virou realidade. 


É claro que a gente não faz cinema para ganhar prêmio. A gente faz pq algo grita dentro de nós que nos impede de nos manter calados. Mas que delícia ver gente que não tem qualquer relação com a gente nos agraciando. A sensação de estarmos no caminho certo. A respostas para tantas perguntas que fazemos a nós mesmos como artistas... Trabalhar com a Elisa, é um mix de euforia e tensão. kkkkkk... Ela dirige como se tivesse possuída, seu set se torna um lugar confuso. E as confusões são maravilhosas quando o diretor nos pede participação na criação. A Elisa provoca, instiga, cobra uma interpretação completamente intensa. Alguns momentos ela para tudo e diz... Calma aí, escuta essa música. KKKKKKKK... E a música te arranca emoções íntimas. Daí ela pergunta, me avisa a hora que podemos filmar isso. É um tempo louco. A câmera apontada pra emoção da gente... E... AÇÃO!


Era um texto difícil de fazer... Eu me peguei com medo de ir pra um caminho errado, de estragar algo tão lindo que a mãe da diretora escreva com tanta sinceridade. Me peguei várias vezes confusa... E essa sensação parece que trazia mais a instabilidade que a personagem precisava. Que sorte a minha. Poder ter sido dirigida por 2 grandes diretores, A Elisa e o Lucas Marques, com visões tão particularmente diferentes, mas que confiam no meu trabalho e adoram sacudir meu chão e pro a câmera para ver de perto como me saio com elas. KKKKK... Eu não só AMO esses dois, como fico admirada com tamanho respeito que tem pelo meu trabalho. Que SORTE tenho eu, de poder ser instigada por eles a sentir as emoções mais estranhas, ou habituais a mim... Falo do Lucas quando falo da Elisa e da Elisa quando falo do Lucas, pq parece que um faz parte do outro, ainda que vão para caminhos muito diferentes em suas linguagens e direções. Eles são Líderes no sentido exato da palavra. Lideram fazendo com que nós, participemos ativamente, contribuindo com nossas experiências de vida. Nos dão voz, para além das palavras propostas pelo roteirista. Que honra, poder fazer junto a eles! Mas voltando a direção da Elisa, ela tem uma frase que deixa qualquer atriz sedenta em trabalhar junto. Ela diz: "esse filme é nosso. Quero saber de vc o que acha disso." Yesssss!!! Poderei ser atriz e fazer meu ofício sem virar marionete. kkkkk... Que felicidade a minha! 


Essa liberdade me faz sentir útil. E depois que terminam as filmagens... Os diretores se separam de nós... Em seus casulos de edição nos levando um pedaço. E de repente retornam com um filme, gigantescamente melhor do que podia imaginar. Gênios! É na edição e  na montagem que eles transformam histórias em magia. Fico babando. E sei o quanto é a parte mais difícil. E quer saber? Ainda sim, muitas vezes perguntam minha opinião. Ou mesmo sem perguntar, escutam quando as dou e encontram caminhos muito melhores em cima do meu singular ponto de vista. Desejo para todo ator que admiro, a oportunidade de trabalhar com a Elisa ou com o Lucas. Pq sim, são os melhores momentos da minha vida. Onde entendo perfeitamente o que é: RESPEITO. 


Bom, não vou colocar a Sinopse pq ela já está no cartaz do filme que anexei para abrir este post. Vou terminando pro aqui, convidando vcs a estarem com a gente no TPCINE. Um festival que acontecerá dos dias 26 a 29 de abril em Três Pontas. E que terá AGORA SE VIRA, MEU BEM concorrendo a mais uma graça.
Com carinho... Espero vcs! 
Marina Azze 

Nenhum comentário: